Como a indústria farmacêutica adaptou o seu treinamento para a nova realidade

Entendemos que a compra e venda de produtos farmacêuticos é um trabalho que sempre exigiu um contato mais pessoal. Habitualmente as vendas são feitas por representantes que visitam hospitais e clínicas particulares na busca por potenciais compradores. Mas, devido à COVID-19, essa realidade mudou e a venda de produtos farmacêuticos também.

Por conta do novo coronavírus, diversas organizações se adequaram ao digital, algumas rapidamente ou de forma gradual e outras apenas de forma provisória, mas com a pandemia se estendendo por mais de um ano e sem previsão de retorno à rotina a qual estávamos acostumados, é perceptível que, ao invés, de serem simples suportes, as ferramentas digitais assumirão um papel de destaque nas vendas das indústrias, inclusive das farmacêuticas.

A indústria farmacêutica se adapta ao modelo de vendas digital

Como medida de segurança, grandes empresas como Pfizer, Johnson & Johnson, Bayer e outras mais adotaram um rígido protocolo de segurança, visando a saúde de seus colaboradores, começaram a extinguir as vendas físicas e aderiram ao método online. Mas, para que tais empresas assegurem a qualidade e segurança de uma venda em um processo online é necessário que haja um ajuste permanente de suas práticas de venda, sejam elas por e-mail, chat, chamada de vídeo, CRM, etc. Novas atribuições surgiram e o investimento em treinamentos para cada uma dessas especialidades se tornou mandatório.

Com a brusca mudança do físico para o digital, muitas farmacêuticas não conseguiram obter resultados significativos em seus processos de vendas online, mas isso significa que elas devem voltar à forma antiga? Não, pelo contrário, significa que elas precisam investir em treinamento para sua equipe de vendas nos métodos e processos adequados. Nesse novo cenário pandêmico e considerando o volume de funcionários que devem ser treinados, um treinamento presencial não é mais uma opção, restando a opção de treinar essa equipe remotamente. Para que o sucesso deste treinamento online seja garantido, a sua empresa pode explorar ainda mais o bom e velho LMS, que por muitas vezes é considerado o patinho feio dos processos de treinamentos digitais.

Transformando a experiência de vendas online com um LMS

Nem sempre coordenar um treinamento remoto é algo simples, para tornar isso possível é importante que as empresas usem efetivamente o seu LMS, ao usar da maneira correta a sua plataforma LMS fica mais fácil gerenciar a sua rede de aprendizagem. Aparentemente simples e dispensável, este sistema composto apenas por duas interfaces (administrador e usuário) abriga dentro de si uma grande gama de funcionalidades que possibilitam:

1) Metodologia de ensino personalizada

Considerando que um representante de vendas difere do outro. Uma plataforma LMS pode oferecer uma trilha personalizada e flexível para cada um deles, por exemplo, o representante que conhece muito de CRM e pouco de mecanismos de ação e storytelling em vendas pode pular de um assunto para o outro com o objetivo de acelerar a sua aprendizagem para focar mais nos pontos pouco explorados, aproveitando o máximo do treinamento fornecido.

2) Flexível e recheado de conteúdos ricos

Um dos principais atributos de um LMS deve ser a flexibilidade, sendo assim é possível ajustar facilmente um treinamento rápido e eficaz para o seu público-alvo. Para que o LMS ofereça o melhor de sua performance é necessário mantê-lo nutrido de conteúdos atualizados.

3) Responsividade

Atualmente vivemos na era digital e para se manterem atualizadas ou por questão de logística, muitas empresas disponibilizam um smartphone ou tablet aos seus colaboradores, ou seja, tudo o que se faz hoje em dia deve ser otimizado para versões mobiles. Com um LMS não é diferente, ele será responsável pela entrega dos objetos de aprendizagem, assegurando que todos os colaboradores de sua empresa tenham uma ótima experiência mobile, não importa onde eles estejam.

4) Social learning e Aprendizagem Colaborativa

Em um cenário de distanciamento social, a aprendizagem colaborativa se tornou um desafio. Embora muitos gostem do método de ensino sem tutoria, muitos carecem dela. O LMS pode promover um ambiente de ensino online onde os colaboradores podem interagir com os seus tutores e colegas em tempo real caso necessitem de alguma ajuda.

O LMS não se trata apenas de uma forma ágil e eficaz para o treinamento da sua equipe de vendas, esse sistema é, também, principalmente em momentos onde as relações digitais predominam uma importante ferramenta estratégica para geração de receita.

Gostou do tema? Vamos marcar um papo para que possamos conversar sobre como a amplavisão, desde 2004, ajuda a promover, por meio de diferentes plataformas e objetos de aprendizagem, entregas tecnológicas voltadas à educação corporativa para grandes empresas como a sua? Clique aqui

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.