É possível encontrar equilíbrio entre trabalho e vida particular, nos finais de semana?

É natural que fiquemos ansiosos pelo fim de semana; especialmente após uma semana complicada de trabalho, cheia de reuniões, prazos, desafios e sucessos. Na cultura popular, o fim de semana é hora de relaxar e renovar o foco. Mas, para muitas pessoas com excesso de trabalho, a realidade é que o fim de semana pode se transformar numa continuação da semana de trabalho. Durante o fim de semana, de vez em quando é importante se preparar para a semana que vem por aí, e também é muito importante se permitir um tempo de descanso merecido, para recarregar suas baterias.

Eis algumas dicas para ser produtivo no fim de semana – sem perder completamente a oportunidade de descansar. 🙂

Dicas de produtividade no fim de semana

O fim de semana oferece muitas oportunidades para ajudar você a se concentrar para a semana de trabalho seguinte. É claro, que como você gasta o seu tempo é inteiramente da sua conta, mas algumas coisas a se considerar.

  • Refresque a memória: antes de começar o fim de semana, pense no calendário da semana seguinte. Se um novo projeto se aproxima, você já pode começar a pensar nele durante o fim de semana, lendo o material do projeto, revisando as informações dele ou fazendo anotações. Essa pesquisa casual poderá ser absorvida pela sua cabeça nos dias seguintes, de modo que você esteja melhor preparado para começar com tudo na segunda-feira;
  • Desconecte-se: pode ser tentador partir com tudo para as mídias sociais, compras e outras atividades online, no seu tempo livre, mas é bom ficar algum tempo longe dos gadgets tecnológicos e evitar ficar online.

Afinal, você passa a semana inteira na frente da tela do computador, então, tirar a cara do monitor pode ter um efeito confortavelmente relaxante. Sejam algumas horas no quintal ou um dia inteiro longe do computador, desconectar-se pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e recarregar suas baterias.

  • Organize-se: a programação social do fim de semana pode, às vezes, causar um “jet lag social“, que pode mudar seus padrões de sono e deixar você ainda mais cansado. Mas, se você mantiver o horário normal de ir para a cama durante o fim de semana – por exemplo, ir dormir e acordar com diferença de até uma hora do seu horário normal – vai ser mais fácil ter uma boa noite de descanso durante a semana de trabalho.

Pode ser muito tentador ficar acordado até tarde na sexta e no sábado, mas você pode se arrepender disso no domingo à noite. Parece simples, mas o seu trabalho pode se beneficiar muito, se você der, ao seu corpo, o descanso que ele merece.

  • Priorize: assim como separar algum tempo para trabalhar um pouco durante o fim de semana é útil, gerenciar seu tempo de descanso é igualmente importante. Mesmo que trabalhar possa fazer você sair na frente, relaxar permite que você recarregue as energias. Então, em vez de simplesmente eliminar o tempo para trabalhar, certifique-se de alocar tempo especificamente para relaxar. Limpar a sua mente pode ajudar você a renovar a concentração para a semana de trabalho que vem por aí;
  • Separe um tempo: em vez de fazer todas as tarefas domésticas rotineiras no fim de semana, como pagar contas, passar na lavanderia ou fazer as compras, separe um tempo para fazer um pouco delas durante a semana de trabalho. Aí, conforme o fim de semana se desenvolver, você terá tempo para cuidar de itens relacionados ao trabalho e assuntos pessoais, sem outras distrações;
  • Seja ativo: é fácil ficar ansioso por causa da semana que se aproxima, quando chega o domingo. Mas, em vez de se estressar, seja ativo e faça alguma coisa – veja um filme, passe um tempo com as pessoas que você ama ou reserve algumas horas ao seu hobby favorito. O importante é manter um estado de espírito saudável – que permita que você tenha uma semana produtiva;
  • Seja claro: se você precisar se afastar completamente, é importante que seu chefe saiba que você não poderá ser contatado durante o fim de semana, devido a viagens ou outros eventos, especialmente se a previsão for um fim de semana de trabalho. Ser claro e conciso pode ajudar você a evitar problemas na segunda-feira.

O equilíbrio é a chave

O lado positivo de trabalhar no fim de semana é que isso mostra iniciativa para seu chefe e seus colegas. Além disso, isso pode fazer com que você já comece um projeto novo na dianteira ou pode ajudar você a atender às demandas de um projeto existente, de modo que você pode ficar mais eficiente e focado durante seus dias de trabalho. Entretanto, não se pode ignorar a importância de descansar e relaxar, quando se trata de aumentar a produtividade. Separar algum tempo para recarregar seu corpo e sua mente é um jeito importante de se preparar para uma semana agitada.

No final, a melhor estrategia para a produtividade é manter um equilíbrio inteligente entre vida pessoal e trabalho. Seguir algumas das dicas listadas acima pode ajudar você a encontrar o meio termo saudável entre horário de trabalho e horário pessoal – para que você possa ser produtivo, não importa o que você faça.

O velho ditado diz:

“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” – mas isso talvez não seja sempre verdade, se esse hoje for um sábado ou um domingo!

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.