Fazer mais em menos tempo: O que é o “Deep Work”?

Como você costuma trabalhar? Quando senta no computador para fazer um trabalho cotidiano, consegue se concentrar realmente na tarefa, ou divide sua atenção com o documento na sua frente, a aba do Facebook no navegador e as mensagens do WhatsApp?

É impossível para alguém se manter num estado de concentração máxima o dia todo, o cérebro cansa. Não é surpresa que, após uma sessão de trabalho muito intensa, queiramos fazer algo mais leve, como ver vídeos no YouTube. Parece haver uma forma de energia mental ligada à atenção e à concentração, um recurso finito mas recarregável. Por isso é necessário uma seleção com o que dedicamos a nossa atenção, mesmo atividades simples como mandar emails consomem essa energia e reduzem a nossa capacidade de concentração quando vamos fazer algo importante depois.

Por causa desse efeito a sua capacidade cognitiva está sendo dividida entre o seu trabalho, realmente importante, e as outras distrações. Se você dedicasse a mesma concentração apenas à sua tarefa principal, esta receberia mais atenção, e provavelmente seria melhor executada. Deep work é “se desligar” das distrações e se concentrar apenas em uma tarefa.


Atenção x Tempo

A maior parte dos problemas com a gestão do nosso tempo são, na verdade, problemas com a gestão da atenção. Quando você passa uma quantidade significativa de seu dia mudando de tarefas a cada 15 minutos, você não está sendo eficaz. Mudar a atenção de um alvo para outro deixa “resíduos” do alvo original, que reduz seu desempenho cognitivo na próxima tarefa.

Se você gerenciar seu foco em uma hora de trabalho, uma boa parte dos seus problemas com o tempo serão resolvidos. Sem pausas, um trabalho que levaria 1 hora pode ser feito em 30 minutos.


Como trabalhar profundo?

Agora que já entendeu o que é, explicamos como pode pratica-lo. Tente adaptar alguma das “filosofias” de deep work à sua profissão:

Filosofia do Monge – Como o nome dá a entender, a ideia é se isolar ao máximo do contato com a tecnologia, redes sociais, internet e afins. Mas poucas pessoas podem se isolar sem sofrer consequências no trabalho.

Filosofia Bimodal – Divida o tempo em longos períodos de concentração e outros períodos livres para fazer qualquer coisa. Separar poucas horas pode não ser suficiente para um deep  work.

Ócio Criativo

Aceite o ócio,momentos livres de tarefas são essenciais para sua concentração.

Meditação Produtiva –  Separe um período para caminhar. Aproveite esse tempo para se concentrar totalmente em algum problema profissional.

Não use a internet para diversão – Programe seus horários livres.

Desconecte-se

“Abandone” as redes sociais. Pra que elas te servem? Identifique quais são os benefícios e se há benefícios. Desse modo é possível ver quais fazem real diferença para você. Não é necessário estar em todas. Experimente deixar as redes sociais por um tempo, isso pode mudar sua visão sobre as redes.

Determine um horário para terminar o dia

Planeje seu dia para acabar tudo do trabalho em um determinado horário. Assim fica mais fácil buscar produtividade para cumprir as ações.


Precisamos ter cada vez mais filtros para as distrações e o excesso de informação em nossos momentos de trabalho. Pratique essas dicas no seu dia-a-dia e vai sentir uma melhora significativa na sua produtividade! Depois compartilha com a gente o que mudou na sua rotina 😉

 

categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.