Boas práticas para o sucesso em treinamentos online

Treinamento online

O treinamento não é um fim é um meio. Faz parte da jornada.

Quando você viaja, normalmente planeja com antecedência o seu percurso, a compra de passagens, faz reservas de hotel, não esquece do transfer, etc. Com o treinamento online, você precisa fazer a mesma coisa, você deve escolher o seu destino e as suas ferramentas antes de traçar os desdobramentos de seu programa de treinamento.

Aqui estão alguns insights que usamos para criar mais engajamento no público-alvo em treinamentos online:

Podcasts

Depois ou durante o treinamento em si, que pode ocorrer por meio de uma jornada de aprendizagem, um vídeo ao vivo, uma ação pontual dirigida, podemos criar podcasts dos principais conteúdos do programa de treinamento. As pessoas podem ouvir tópicos específicos quando precisam de uma rápida atualização ou até mesmo quando precisam se lembrar de algo. No treinamento online, os podcasts também podem ser usados ​​para pessoas que perderam uma sessão ou não entenderam bem um conceito.

Cada podcast deve ter preferencialmente entre três e nove minutos.

Lembretes por e-mail/notificações push

A cada duas semanas (ou de acordo com o seu planejamento), agendar um lembrete por e-mail ou uma notificação push (via aplicativo móvel ou browser) alinhados diretamente com módulos das jornadas de aprendizagem, incluindo as principais coisas que eles devem estar fazendo, pensando ou assistindo, damos assim um norte às pessoas que estamos treinando. Incluir links para podcasts relevantes, vídeos, jornadas de aprendizagem, missões, etc. Aqui o leque de opções é bem grande.

Ao incluir um link, você pode configurar, por exemplo o Google Analytics para ver quais e-mails foram mais relevantes e quais conteúdos atraíram o maior interesse.

Fóruns de discussão online/comunidades moderadas

Aqui o bacana é fomentar a discussão com os participantes durante e após a conclusão do programa de treinamento. Criar um grupo para cada turma, onde eles se conhecerão (isso geralmente para equipes em diferentes locais ajuda a quebrar o gelo), esse também será o lugar onde encontrarão missões e receberão instruções dos facilitadores/gestores. Também é legal criar um grupo mais abrangente, por exemplo que contemple todas as turmas, para que as experiências sejam compartilhadas entre o público, lá eles devem ser incentivados a trocar ideias e continuar aprendendo. Materiais e recursos também podem ser hospedados em uma biblioteca virtual para fácil referência.

Aqui é onde supervisores e treinadores poderão ver quais os problemas e lacunas que estão ocorrendo e identificar novas necessidades de treinamento.

Simulações de trabalho

Ao realizar um treinamento virtual, normalmente devemos nos ater a sessões de 60 minutos no máximo. No final, é ideal que os participantes recebam uma tarefa a ser concluída antes da próxima sessão. Esse é o momento quando os alunos têm a oportunidade de praticar suas novas habilidades em situações simuladas de trabalho (Role play).

Webinars (webinários) e reuniões online

Durante o percurso do programa de treinamento promover webinars (que são conferências online ou videoconferências com intuito educacional, no qual a comunicação é de apenas uma via na maioria dos casos) e reuniões online, nesse último item mais de uma pessoa participa na discussão. Isso ajudará a promover a troca de ideias de uma maneira mais pessoal, mas ainda de forma online. Temos então um bom momento para envolvimento da alta gestão! Falaremos disso no tópico abaixo.

Envolvimento de gerentes/líderes

Todos sabemos que é fundamental existir o suporte da liderança para conduzir um programa que crie oportunidades para o crescimento das novas habilidades e conceitos que estão sendo explicados. Sem esse suporte, suas tentativas de reforçar a mudança de comportamento ou de absorção de conteúdo podem falhar.

Envolva gerentes e líderes e garanta que eles estejam comprometidos. É importante que eles promovam reuniões individuais para analisar o progresso. Incentive-os a disponibilizarem 15 minutos por dia para uma reunião de equipe que aborde diferentes tópicos do programa de treinamento. Forneça aos gerentes conteúdos diferenciados para apoiá-los como exercícios e instruções para facilitar a execução.

As tendências tecnológicas favorecem este tipo de modelo de capacitação, mas para que seu treinamento online obtenha sucesso, o engajamento do seu público e a conexão com os conteúdos da empresa são fatores críticos de sucesso.

Vamos evoluir em nossa conversa? Clique aqui
categorias
tags
compartilhe
o conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.